CDU apresentou listas
em todos os círculos eleitorais

Mais votos na CDU <br>para derrotar <br>política da direita

Na segunda-feira, 24, dia em que terminou o prazo para a apresentação de candidatos a deputados à Assembleia da República (AR) para as eleições de 4 de Outubro, a Coligação PCP-PEV realizou uma iniciativa em Almada para dar a conhecer a composição global e as características das listas da CDU, força política que concorre em todos os círculos eleitorais do continente, das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, da emigração, na Europa e Fora da Europa.
Jerónimo de Sousa apelou ao voto na CDU para impor uma das maiores derrotas de sempre à política de direita.

Gente de verdade, trabalho, honestidade e competência

No Jardim do Castelo, com uma vista soberba sobre a cidade de Lisboa, estiveram centenas de pessoas, candidatos e activistas da CDU. O momento iniciou-se com a actuação de Sofia Lisboa e Vanessa Borges, que interpretaram temas como «Liberdade», de Sérgio Godinho, «O Pastor de Bensafrim», de Zeca Afonso, «Tourada», com letra de Ary dos Santos, «Hino de Caxias», música e texto dos muitos que passaram pelas prisões da PIDE, e «Inquietação», de José Mário Branco. De seguida, António Boieiro recitou o poema «O Operário em Construção», de Vinicius de Moraes, que também mereceu um exultante aplauso colectivo, seguido de «Força CDU».

Depois de três curtos depoimentos de candidatos de Setúbal e de Lisboa (ver caixa), Deolinda Machado, coordenadora nacional da Coligação PCP-PEV, apresentou os oradores seguintes: João Corregedor da Fonseca, presidente da Associação Intervenção Democrática (ID), Manuela Cunha, cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Portalegre e da Comissão Executiva do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), e Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.

Mais força à CDU

João Corregedor da Fonseca começou por valorizar aquele «elenco de excelentes candidatos que vão concorrer decisivamente para tornar mais forte a CDU, a única força política que defende intransigentemente a soberania e independência nacionais, os interesses das populações, dos trabalhadores, dos reformados e pensionistas».

«Os eleitores podem confiar na justeza do trabalho constante deste conjunto de candidatos, pessoas com provas dadas em termos sociais, culturais, profissionais e políticos, que não regateiam os esforços no sentido de reforçar a CDU, com mais votos e mais deputados, factor essencial para se correr do poder os partidos que apoiam tão desumano Governo» e «pôr fim ao ciclo político vicioso da responsabilidade de sucessivos governos do PS, PSD e CDS».

O presidente da Associação ID teceu ainda fortes críticas ao «programa ambíguo do PS», que «pouco se diferencia» do PSD-CDS. Falava, em particular, da promessa de criação de 207 mil empregos. «António Costa e os restantes dirigentes do PS parecem esquecidos de igual promessa que fizeram há anos: 150 mil novos postos de trabalho. O PS não criou um único emprego, antes pelo contrário, agravou o desemprego», acusou.

Resistência coerente

Por seu lado, Manuela Cunha lembrou que na actual Legislatura o Grupo Parlamentar do PEV apresentou 650 perguntas escritas e 170 iniciativas legislativas. «O PEV, tanto na AR, como no País, onde mantém uma profunda ligação com as populações, coloca o dedo na ferida, e é por isso que o tentam silenciar, dando-lhe a mínima cobertura possível nos órgãos de comunicação social», denunciou.

No entanto, parece que «Os Verdes» não incomodam só o Governo. «Só isso pode explicar o escandaloso finca-pé que PS e BE fizeram, sustentando, numa interpretação abusiva da Lei, que “Os Verdes” não podiam participar nos debates televisivos, previstos no quadro das eleições legislativas», condenou. «Será que é porque há mais de 30 anos “Os Verdes” têm demonstrado na sua intervenção uma resistência coerente, na defesa dos interesses das populações e dos valores ambientais?».

«É com essa mesma coerência e empenho que os ecologistas integram novamente as listas da CDU, nas quais o PEV apresenta candidatos em 17 distritos, incluindo Açores e Madeira, e encabeça a lista no distrito de Portalegre», sublinhou, referindo ainda: «Dois terços dos nossos candidatos são mulheres e um terço tem menos de 35 anos».

Mais deputados da CDU

Jerónimo de Sousa lembrou que no dia 4 de Outubro serão eleitos 230 deputados para a AR. «Cada voto na CDU contribui para eleger mais deputados que defendam os interesses dos trabalhadores e do povo e reduzir o número de deputados eleitos pelo PS, PSD e CDS», destacou, apelando ao voto na Coligação PCP-PEV, que contribuirá «para impor uma das maiores derrotas de sempre ao PSD-CDS, para penalizar em conjunto PS, PSD e CDS, os partidos responsáveis pela degradação da situação do povo e do País, para impedir as maiorias absolutas que alguns querem para prosseguir e aprofundar a política de exploração, empobrecimento e declínio nacional».

O voto na CDU permitirá ainda «eleger mais deputados que na AR dirão “não” a todas as malfeitorias contra os trabalhadores e o povo, que apresentarão e dirão “sim” às soluções necessárias à melhoria dos direitos e das condições de vida, que serão a base de apoio à ruptura com a política de direita e à concretização da política patriótica e de esquerda de que Portugal precisa», afirmou o Secretário-geral do PCP.

Depoimentos

«É preciso fomentar a criação de emprego com direitos, combater o trabalho precário e clandestino, garantir e respeitar os trabalhadores e promover a melhoria das condições de vida e de trabalho enquanto factores indispensáveis para uma maior justiça social, mas também para dinamizar e modernizar as actividades económicas». 

António Magrinho, candidato pelo círculo eleitoral de Setúbal

«Nas seis semanas que nos restam, vamos juntar mais e mais gente a esta força que é a CDU. Cada conversa conta, e serão milhares as conversas até ao dia 4 de Outubro. Queremos transmitir aos jovens que é possível uma alternativa política».

Alma Rivera, candidata pelo círculo eleitoral de Lisboa

«Estamos aqui a lutar por uma cultura que seja para todos, que não seja uma serventia do regime, um mero entretenimento, mas sim um serviço público que o Estado delega porque é constitucionalmente obrigado».

Joana Manuel, candidata pelo círculo eleitoral de Lisboa




Mais artigos de: Legislativas

Gente de confiança

As listas da CDU combinam experiência, provas dadas, renovação, rejuvenescimento e ligação à realidade do País, afirmou, em Almada, o Secretário-geral do PCP.

Esclarecimentos e respostas

Numa carta enviada aos três canais de televisão, dia 24, a CDU reafirmou a sua posição relativa aos debates eleitorais e comunicou, em particular, a sua decisão quanto ao conjunto dos debates propostos – o grande debate e os frente-a-frente – face às decisões tornadas públicas pela coligação PSD/CDS.

Derrotar a política de direita

Na apresentação dos candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro, Miguel Viegas, cabeça de lista, manifestou confiança num bom resultado eleitoral no distrito. Jerónimo de Sousa defendeu o desenvolvimento soberano do País.

Proposta com soluções

Centenas de pessoas participaram quinta-feira, 20, na Figueira da Foz, num comício com Jerónimo de Sousa onde foi apresentada a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra.

Força a quem tem soluções

Com confiança no reforço da CDU e a convicção de que é possível um novo rumo para o País, duas centenas de pessoas estiveram presentes, dia 18, em Serpa, na sessão pública de apresentação dos candidatos da CDU pelo círculo de Beja às eleições para a AR.

Reforçar a CDU

No sábado, 22, realizou-se na Mata do Paraíso, em Vialonga (Vila Franca de Xira), o Piquenique CDU, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa. No comício que se seguiu ao piquenique, o Secretário-geral do PCP sublinhou que o que está em causa nas...

Périplo pelo Algarve

Num comício realizado no dia 18 na zona ribeirinha de Portimão, Paulo Sá, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral do Algarve, deu a conhecer que só naquele concelho, durante a ultima Legislatura, o deputado do PCP, que agora encabeça a...

Valorizar os trabalhadores

A situação dos trabalhadores, fragilizada pela política de direita, foi o tema principal de um encontro da CDU com a direcção da União de Sindicatos de Braga, no dia 19. Na reunião, Carla Cruz, cabeça de lista da Coligação PCP-PEV pelo distrito,...

Low-cost não são solução

Em conferência de imprensa, realizada no dia 20, no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, Paulo Santos, candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores, afirmou que, em relação às deslocações para fora da Região, as low-cost não constituem...

CDU nas redes sociais

A CDU está, desde Abril, presente nas redes sociais Facebook, Twitter e Google+. Para encontrá-la basta acrescentar «cdupcppev» no site de cada rede (facebook.com/CDUPCPPEV, twitter.com/CDUPCPPEV e plus.google.com/+CDUPCPPEV). Uma vasta colecção de filmes está publicada no...

Breves

Trabalho e honestidadeAnteontem, 25, no Parque Aquilino Ribeiro, teve lugar a apresentação da lista de candidatos da Coligação PCP-PEV pelo círculo eleitoral de Viseu, iniciativa que contou com a presença de António Filipe, deputado e vice-presidente da Assembleia da...

Apoiamos a CDU

Ana Biscaia – ilustradora  António Azevedo – Núcleo de Ciências Políticas do ISCSP Carlos Pinto Sá – presidente da Câmara de Évora Francisco Duarte – presidente da Câmara de Castro Verde...